Sabe-se que o esporte muita das vezes é um simulacro da vida, pois a partir dele vivenciamos situações de vitória, superação, perda, aprendizagem, ansiedade, amizade, companheirismo. É um dos fenômenos sociais que mais alcance possui, manifestando-se na vida das pessoas de diferentes formas pela mídia, conversas informais, família, lazer, competições e na escola. A escola por sua vez tem como responsabilidade garantir o acesso a essa manifestação da cultura em sua totalidade.
O ensino dos esportes na nossa escola é desenvolvido à luz de uma teoria chamada “Pedagogia do Esporte” (PAES, 2013). Há tempos vemos a necessidade de superar a hegemonia da abordagem tradicional de ensino dos esportes. Essa perspectiva se opõe a essa antiga lógica e entende que o processo de ensino- aprendizagem deve ser desenvolvido de forma processual e espiralada, pois sabe-se que a forma de apropriação das técnicas, táticas, estratégias, filosofias, valores, lógica interna e saberes não acontece da mesma forma para todos os sujeitos.
A Pedagogia do Esporte é compreendida como uma práxis educativa na qual as ações e intervenções intencionais revestem-se de exigências pedagógicas, assumindo a responsabilidade de resolver a relação entre teoria e prática. Os principais autores e estudiosos adotados pelos professores de nossa escola para nortear esse processo metodológico são: Heitor Rodrigues (FEFD/UFG); Juracy Guimarães (FEFD/UFG); Larissa Galatti (UNICAMP); Júlio Garganta (Universidade do Porto); Renato Sadi (UFSJ); Alcides Scaglia (UNICAMP); Pablo Ruan Greco (UFMG); entre outros.
Nessa concepção, os movimentos esportivos não são meros gestos motores, e sim ações carregadas de desejos, sentidos e significados, podendo ser analisados somente no contexto mais amplo das ações humanas. Assim, a Pedagogia do Esporte assume “o porquê”, “o para que”, “o que é” e o “como” ensinar esporte, em diferentes cenários, para distintas faixas etárias.
Com a Pedagogia do Esporte oportunizamos o acúmulo de conhecimento significativo a respeito da organização, sistematização, aplicação e avaliação das práticas esportivas em diversos sentidos e manifestações. Pois de nada vale alguém saber realizar determinada função, como simples gesto descolado da realidade, se não souber o “por que fazer”, “quando fazer”, e “como fazer”, e isso vale tanto no esporte quanto na vida. Dessa forma a formação dos sujeitos também acontece dentro de “quadra” e nós professores da InterSchool Brasil buscamos contribuir nessa perspectiva para o desenvolvimento de pessoas críticas, criativas e autônomas.
Professor Leonardo Andrade
“Um eterno apaixonado pela educação”
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