top of page
  • Foto do escritorInterschool Brasil

Empatia

Empatia, em inglês, dizemos empathy. Muito se ouve falar, mas você sabe o que realmente significa? Empatia, de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, significa “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias”, ou, em inglês, the ability to understand and share the feeling of another.


O mais fascinante é saber que, por meio de exercícios intencionais, pode-se ativar uma área do cérebro- o giro supramarginal direito- que gera sensações de felicidade, entusiasmo, alegria, alta energia etc. Assim, o ato de pensarmos no bem estar alheio, gera um estado emocional agradável em nós mesmos. Ou seja, para sermos empáticos, nós precisamos ter um bom estado emocional, estar bem com nós mesmos.

Podemos desenvolver essa habilidade praticando ações bem simples, como:


1- Observe as pessoas: Vivemos de uma maneira tão corrida que muitas vezes não reparamos nas ações ou sentimento dos outros. Tente focar no bem estar das pessoas ao invés de julgá-las, rotulá-las. Pense em como essa pessoa pode estar se sentindo, se ela precisa de ajuda. A curiosidade nos leva à empatia.


2- Observe o modo como você se comunica com as pessoas. Se controle ao falar, respeitando os turnos das conversas. Lembre-se que uma conversa é uma troca de ideias, todos precisam falar e, principalmente, escutar. Tente entender o lado da outra pessoa fazendo perguntas a você mesmo: “Quais experiências essa pessoa teve na vida dela para ter esse posicionamento?” Perguntas assim nos levam à empatia.


3- Seja mais aberto. Compartilhar sentimentos, emoções e experiências, afinal, empatia é um entendimento mútuo. Nos ajuda a combater os diferentes tipos de preconceitos e auxilia no nosso crescimento pessoal. Já a sua ausência, nos afasta uns dos outros, tornando, por muitas vezes, pessoas egoístas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page