NEWSLETTER
FALE CONOSCO

Temos o maior prazer em atendê-lo.

 

  • Telefone: +55 (62) 3241-8600

 

SIGA-NOS

Estamos nas Redes Sociais

  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Aplicativo ISB
Interschool Brasil
Interschool Brasil

Educação Tecnológica: O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO FUTURO DOS SEUS FILHOS (AS), HOJE?

Consolidar uma ponte entre a modernidade e o conhecimento é um grande feito que as escolas precisam executar com rigor em suas grades de ensino.

_

 

 

Respiramos tecnologia. Nossas gerações presentes e futuras serão consumidas cada vez mais pelos progressos que a globalização e a modernidade proporcionam. Se, antes, você se comunicava com a escola do seu filho apenas presencialmente ou por telefone, hoje a realidade da comunicação está inserida em aplicativos de mensagens, robôs, inteligência artificial e câmeras de segurança. Um misto de comodidade, praticidade e inteligência.

Assim, da mesma forma que as habilidades socioemocionais são elementos de suma importância no processo educacional da sociedade, a relevância da educação tecnológica em salas de aula também é um aspecto que devemos considerar e valorizar dentro do ambiente escolar e de formação acadêmica.

 

A Educação Tecnológica na prática: como funciona?

 

Não faz muito tempo que chamávamos o contato pedagógico dos alunos com a era digital de Informática. A matéria tinha como proposta o ensino voltado para a utilização de computadores não só dentro da vida escolar como também na vida pessoal. Programas como Paint e Word eram introduzidos como conteúdos práticos e se adaptavam de acordo com a faixa etária e a série que o indivíduo cursava.

 

Em suma, a aplicação do conteúdo era restrita demais e não teria pertinência nos tempos atuais. Logo, era natural que a evolução do mundo acompanhasse a informática e tal dinâmica de ensino necessitaria de consideráveis processos de melhoria e adequação às verdadeiras demandas dos alunos e alunas, indo bem mais além do que o ensino aplicado no passado. E foi assim, através dos tempos, que chegamos à concepção da educação tecnológica, aplicando dentro de sala de aula conhecimentos relacionados ao universo digital que caem como luvas no cotidiano das pessoas ao complementar o conteúdo programático de ensino sem que nenhuma matéria seja comprometida. Pelo contrário, é uma modalidade que auxilia e reforça o entendimento das demais e também permite que o cidadão em formação educacional expanda seus horizontes tecnológicos e consiga por si só resolver suas eventuais dificuldades de utilização, reparos e atualizações diversas de seus gadgets e eletroeletrônicos, por exemplo.

 

Tecnologia: o combustível da nossa educação.

 

As crianças e jovens de hoje já nascem conectados e buscam manter essa conexão também dentro da sua relação com a escola. Não por acaso já vivemos a realidade na qual quadros e lousas são substituídos por projetores, computadores, smartphones e tablets, sem que a qualidade de ensino se perca em meio aos novos e potentes canais de comunicação, interação e informação. 

 

Levando em conta que o papel fundamental da INTERSCHOOL Brasil de Goiânia é reconhecer que todos nós somos únicos e que o ideal é que cada aluno ou aluna se torne pleno através de suas habilidades, potenciais, necessidades, interesses e participações no mundo, quando falamos no ensino tecnológico, sem dúvidas, existe a certeza de que complementar o aprendizado com soft skills e hard skills é o melhor cenário que nossa escola pode construir para tornar o processo de ensino-aprendizagem ainda mais eficaz e coerente com a atual dinâmica da nossa sociedade.

 

Recentemente, nós publicamos este vídeo em nossa página do Facebook, onde trazemos um pequeno relato do propósito da Escola Internacional de Goiânia com a aplicação adequada da educação tecnológica em sala de aula.  

 

 

Conectar habilidades socioemocionais com a era digital: é possível?

 

Em nosso último texto aqui no blog nós falamos sobre habilidades socioemocionais e como elas estimulam e complementam o processo de aprendizagem de qualquer indivíduo, contribuindo expressivamente para que o seu desenvolvimento educacional e pessoal seja sinônimo de sucesso em várias esferas, que vão desde as habilidades cognitivas até a construção de princípios e valores com retidão, lucidez, empatia e resiliência. Se você ainda não leu, clique aqui porque vale muito à pena e ainda conversaremos bastante sobre este assunto, viu?

 

É bem comum que pais e responsáveis tratem a tecnologia com certa ponderação, afinal, o mundo digital é um espaço no qual a intensidade de conteúdos e ferramentas são tão massivas que até mesmo o que não deveria ser consumido por crianças e jovens pode chegar até elas sem o menor esforço. Ou então, que a má utilização, seja no que diz respeito ao tempo conectado ou no uso de aplicativos, pode levar o indivíduo a um estado de letargia social, deixando de lado boa parte de aspectos pertinentes para à vida coletiva. Nesse sentido, todo cuidado é pouco, mas ainda que você tenha essa cautela ímpar, não tem jeito: o indivíduo pode sim acessar conteúdos impróprios ou se perder por horas na utilização de aplicativos, jogos e redes sociais.

 

Mas, você sabe o que pode ser o grande diferencial nesse processo que envolve confiança, cuidado, utilização e autoavaliação? Sim, as habilidades socioemocionais que seu filho ou filha aprende a reconhecer, administrar, desenvolver e potencializar aqui, na Escola Bilíngue de Goiânia, pois, uma vez que o aluno (a) saiba identificar, dentro de seus valores pessoais e ferramentas de autoconhecimento, qual é a melhor forma de aplicar, em si mesmo, todas as referências únicas que são promovidas e descobertas por meio das múltiplas inteligências que ele comporta, irá trilhar um caminho mais fácil na construção de um cidadão consciente, responsável, coerente, disciplinado e plenamente capaz de compreender como o mundo digital e a tecnologia transformam o conhecimento em base para futuro.

 

 

É por isso que nós caminhamos sem olhar para trás. O futuro já chegou e acompanha, a passos largos, o desenvolvimento dos seus filhos, netos e sobrinhos. Tudo que você precisa é abraçar essa realidade e colaborar para que ela fortaleça ainda mais todo o potencial que as novas gerações têm para oferecer ao mundo.

 

Venha conhecer nossa escola e conferir bem de pertinho como a educação tecnológica é uma aliada de peso na trajetória de sucesso de todos os nossos alunos e alunas. Se conecte e conecte seus filhos à educação do futuro. Você não vai se arrepender.

 

Grande abraço e até o próximo texto – ou então, numa visitinha à Escola Internacional de Goiânia!

 

Esperamos por você!

 

Deixe um comentário aqui em baixo, compartilhe conosco o que você pensa sobre esse assunto.

Please reload

Destaques

Inteligência emocional nas instituições de ensino: QUAL A IMPORTÂNCIA?

September 30, 2019

1/9
Please reload

Artigos Recentes

February 5, 2019

May 28, 2018