NEWSLETTER
FALE CONOSCO

Temos o maior prazer em atendê-lo.

 

  • Telefone: +55 (62) 3241-8600

 

SIGA-NOS

Estamos nas Redes Sociais

  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Aplicativo ISB
Interschool Brasil
Interschool Brasil

Tecnologia na Educação

March 20, 2018

Há muito tempo o assunto tecnologia e educação está em reflexão e faz parte da pauta da transformação do ambiente escolar. Contudo, nos resta pensar no impacto que a inserção de novas tecnologias traz para os alunos e para as instituições de ensino.

 

Já não resta dúvidas de que usar novas tecnologias para a educação já é parte fundamental para atrair a atenção e se tornou, em um determinado aspecto, cotidiano para as novas gerações, que têm como parte natural o seu uso principalmente fora da escola.

 

Mesmo com alguns atrasos tecnológicos em que o Brasil se encontra, faz-se necessária a observação da importância do avanço no uso consciente de novas tecnologias para que a educação possa acompanhar, não só a aceleração dos conceitos mundiais de novas mídias, mas também atender as novas necessidades dos alunos para uma aprendizagem significativa.

 

Entretanto, para se ter um alcance eficaz na comunicação com esse aluno da nova geração é preciso alinhar algumas formas de aplicar as novas tecnologias e saber como integrar essas novas formas de ensinar e de aprender em um ambiente escolar que permeia o virtual. Visto, então, ser necessário oferecer condições para o aperfeiçoamento da educação em nosso tempo.

 

Sendo assim, quais são os benefícios e como aplicar o uso dessas novas tecnologias no ambiente educacional? Vamos entender.

Primeiramente, é preciso compreender que o professor ainda é e sempre será o mediador nisso tudo, pois é ele quem propicia o conhecimento científico ao aluno, é ele quem capacita e auxilia o aluno nessa inclusão da cultura digital, é ele quem partilhará com esse aluno da importância da junção dos dispositivos tecnológicos com a escrita, leitura, com as brincadeiras e atividades. Ou seja, as novas tecnologias são uma parte, não o todo. Elas facilitam, promovem e dão acesso ao processo de construção do conhecimento, mas é o professor quem faz a orientação correta dessa relação.

 

Depois, é possível compreender os benefícios que o uso das novas tecnologias oferece, como minimizar as limitações quanto ao tempo e ao espaço, agilizar a comunicação entre professor e aluno e entre o aluno e a instituição de ensino, facilitar a construção de planejamentos pedagógicos, tornando as aulas mais atraentes e inovadoras. Outros benefícios estão no aprimorar da qualidade da educação, em contribuir para a diminuição da evasão escolar, aumentar os índices de desenvolvimento da educação básica, estimular o aluno a aprender, facilitando na comunicação deste com a sua família e despertar sua curiosidade para descobertas através da utilização das novas tecnologias.

 

Desta forma, a utilização consciente da internet e de todas as plataformas digitais que cercam o ambiente escolar e a casa do aluno, contribuirão e somarão forças com professores e com a família na construção de um conhecimento mais profundo e produtivo. A educação agradece.

Please reload

Destaques

Inteligência emocional nas instituições de ensino: QUAL A IMPORTÂNCIA?

September 30, 2019

1/9
Please reload

Artigos Recentes

February 5, 2019

May 28, 2018