NEWSLETTER
FALE CONOSCO

Temos o maior prazer em atendê-lo.

 

  • Telefone: +55 (62) 3241-8600

 

SIGA-NOS

Estamos nas Redes Sociais

  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Aplicativo ISB
Interschool Brasil
Interschool Brasil

A criança e a autoestima

A autoestima é sem dúvida um dos principais ingredientes para uma receita de sucesso para toda criança no futuro, sendo os primeiros anos de vida fundamentais para a construção de uma autopercepção positiva. O bebê que na troca de fraldas é tratado com carinho e delicadeza, que na amamentação recebe o olhar de encantamento da mãe, que é afagado na hora de dormir, irá se desenvolver com um sentimento de valia.

 

Como pais e educadores somos responsáveis diariamente pela construção de uma boa autoestima em nossos filhos e alunos. Toda criança está constantemente em busca da nossa aprovação, já que somos pessoas significativas em suas vidas. Um elogio realista vindo de pais e professores, muito contribui para uma autoestima elevada. Dizer: ¨Você me deixa orgulhosa!¨, ¨Tenho certeza que você consegue!¨, ¨Você faz isto muito bem!¨ se tornam fundamentais no processo e faz com que a criança aprenda a reconhecer seus esforços e suas potencialidades.

 

Na hora de pontuar algum comportamento inadequado, também devemos ter o cuidado de deixar claro para a criança, que não gostamos de uma ação específica, mas que ela não deixou de ser querida. Vejo muitos pais com a seguinte fala: - O fulano é muito difícil/ Meu filho não tem jeito/ Esse aqui só apronta. Cada vez que essas verbalizações são feitas os comportamentos negativos são reforçados, uma vez que a criança acaba incorporando que é dessa forma realmente e consequentemente a autoestima é prejudicada.

 

Também pecamos quando fazemos comparações com os outros irmãos ou com os outros coleguinhas. É importante que seu filho se sinta especial e único à sua maneira e tenha consciência que é normal falhar em algumas coisas e se destacar em outras.

 

As crianças com autoestima elevada sentem-se capazes de enfrentar as mais desafiadoras situações, aprendem melhor na escola pois não temem errar e questionar, toleram melhor as frustrações e se tornam adultos mais seguros nos relacionamentos interpessoais e no trabalho.

 

Não se esqueça de dizer ao seu filho o quanto ele é especial e que o ama incondicionalmente! Já elogiou aquele desenho que ele fez hoje? Falou que ficou ainda mais bonito que o de ontem? Ou diga apenas que agora você não vai usar o celular para brincarem juntos, porque ele é muito mais importante!

Please reload

Destaques

Inteligência emocional nas instituições de ensino: QUAL A IMPORTÂNCIA?

September 30, 2019

1/9
Please reload

Artigos Recentes

December 19, 2019

February 5, 2019

May 28, 2018