NEWSLETTER
FALE CONOSCO

Temos o maior prazer em atendê-lo.

 

  • Telefone: +55 (62) 3241-8600

 

SIGA-NOS

Estamos nas Redes Sociais

  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Aplicativo ISB
Interschool Brasil
Interschool Brasil

35 presentes que seus filhos jamais esquecerão

August 29, 2017

“Você oferta apenas um pouco quando oferece objetos que possui. Mas é quando você se dá, que verdadeiramente você ofertou”. —Kahlil Gibran

 

Eu tenho inúmeras lembranças de datas comemorativas. Muitas delas giram em torno de fé, família e tradições. Pouquíssimas lembranças incluem os presentes que ganhei.

 

Isto me fez refletir sobre... que tipo de presente eu posso dar a meus filhos que eles jamais vão esquecer? Que presentes impactarão suas vidas e vão mudá-los para sempre?

 

Por causa disso, criei uma lista com 35 presentes inesquecíveis:

 

1. Afirmação. Às vezes uma simples palavra de afirmação pode mudar uma vida. Por isso, certifique-se de que seu filho saiba o quanto você o aprecia. E relembre-o sempre que tiver uma chance.

 

2. Arte. Com a popularização da internet, todo mundo que deseja criar...pode! O mundo só precisa de pessoas que queiram.

 

3. Desafio. Encoraje seu filho a sonhar grande. Isso fará com que ele alcance mais do que poderia imaginar… e, provavelmente, mais do que você pudesse imaginar ser possível.

 

4. Compaixão/Justiça. A vida é injusta. Ela jamais será justa, pois há muitas variáveis. Mas quando um erro é cometido ou em alguma situação há chance de todos terem a mesma oportunidade, quero que meus filhos sejam proativos em ajudar a diminuir as injustiças.

 

5. Contentamento. A necessidade de sempre se ter mais é contagiosa. No entanto, um dos melhores presentes que você pode dar a seus filhos é o contentamento com o que eles já têm e são.

 

6. Curiosidade. Ensine seus filhos a perguntarem questões como quem, o que, onde, como, por quê e por quê não. “Pare de fazer tantas perguntas” são palavras que nunca devem sair da boca dos pais.

 

7. Determinação. Um dos fatores determinantes para o sucesso de uma pessoa é o tamanho do desejo que ela tem. Como você pode ajudar seus filhos hoje a aumentarem a determinação deles?

 

8. Disciplina. As crianças precisam aprender tudo, desde o básico como: comportamentos apropriados, como conviver bem com os outros, como obter resultados e como alcançar seus sonhos. A disciplina não deve nunca ser evitada ou omitida, mas sim ser consistente e positiva.

 

9. Encorajamento. As palavras têm poder. Elas podem criar ou destruir. Palavras simples que você escolhe pronunciar hoje podem oferecer encorajamento e pensamentos positivos para uma criança. Ou elas podem fazê-las perderam as esperanças. Por isso, escolha suas palavras com muito cuidado.

 

10. Fidelidade ao cônjuge. A fidelidade matrimonial vai além do corpo. Ela inclui nossos olhos, mente, coração e alma. Guarde sua sexualidade diariamente e dedique-a inteiramente apenas a seu cônjuge. Seus filhos irão certamente notar.

 

11. Encontrar Beleza. Ajude seus filhos a encontrarem beleza em tudo que veem… e em todas as pessoas que encontrarem.

 

12. Generosidade. Ensine seus filhos a serem generosos com as suas coisas, para que eles possam ser generosos com as deles. 

 

13. Honestidade/Integridade. Crianças que aprendem o valor e a importância da honestidade quando ainda são pequenas, são mais propensas a se tornarem adultos honestos. E adultos honestos que lidam de forma verdadeira com os outros têm a tendência de se sentirem melhores a respeito de si mesmos, aproveitam mais suas vidas e dormem melhor à noite.

 

14. Esperança. Esperança é saber e acreditar que as coisas vão melhorar. Ela desenvolve força, persistência e determinação. E nos momentos de desespero e dificuldade na vida, ela nos impele a seguir em frente.

 

15. Beijos e abraços. Uma vez ouvi uma história de um homem que disse a seu filho de 7 anos que ele já estava muito velho para ser beijado. Eu me emociono toda vez que lembro dela. Saiba que seus filhos nunca estarão tão velhos para receberem afirmações físicas do seu  amor por eles.

 

16. Imaginação. Se aprendemos alguma coisa nos últimos 20 anos foi que a vida está mudando cada vez mais rapidamente. O mundo do amanhã não se parece nada com o mundo de hoje. As pessoas com imaginação não são só as que estão vivendo nele, mas que o estão criando.

 

17. Intencionalidade. Acredito fortemente na vida intencional e na intencionalidade de sermos pais. Acalme-se, leve em consideração quem você é, onde está indo e como quer chegar lá. E faça o mesmo para cada um de seus filhos.

 

18. Seu colo. É o melhor lugar do mundo inteiro para um livro, uma história, uma conversa. E está bem à sua frente o tempo todo.

 

19. Aprendizagem para a vida toda. Uma paixão por aprender é diferente de apenas estudar para conseguir tirar notas boas ou agradar aos professores. Ela começa em casa. Então leia, faça perguntas, analise e explique. Em outras palavras, aprenda você primeiro a amar a aprendizagem.  

 

20. Amor… porque é maior que tudo.

 

21. Refeições juntos. As refeições oferecem oportunidades sem igual para relacionamentos, que não podem sem encontradas em nenhum outro lugar. Tanto que, a família que não come junta, não cresce junta.

 

22. Natureza. Crianças que aprendem a apreciar o mundo a sua volta, cuidam dele. Como pai, estou frequentemente pedindo meus filhos para manter o quarto deles arrumado, limpo e em ordem. Da mesma forma, eu não deveria ensiná-los a manterem o mundo arrumado, limpo e em ordem?

 

23. Oportunidade. As crianças precisam de oportunidades para vivenciar coisas novas a fim de descobrirem o que gostam de fazer e no que são boas. E, ao contrário da crença popular, isto não requer muito dinheiro.

 

24. Otimismo. Pessimismo não muda o mundo. Otimismo sim.

 

25. Paz. Em escala mundial, você pode pensar que ela está fora do seu alcance. Mas em relação às pessoas ao seu redor, ela está completamente nas suas mãos…  e é um bom lugar para começar.

 

26. Orgulho. Celebre as pequenas conquistas na vida. Afinal de contas, são as pequenas vitórias na vida que levam às grandes.

 

27. Espaço para o erro. Crianças são crianças. E é isto que fazem elas serem tão divertidas… e tão carentes da sua paciência. Dê espaço para que experimentem, explorem e cometam erros.

 

28. Autoestima. Pessoas que aprendem a valorizar a si mesmas são mais propensas a serem confidentes e a terem boa autoestima. Consequentemente, têm a tendência de se tornarem adultos que se respeitam e se asseguram, mesmo quando ninguém os valoriza.

 

29. Senso de Humor.  Ria com seus filhos todos os dias… para o seu bem e o deles.

 

30. Espiritualidade. A fé eleva nossa visão de universo, de mundo e da vida. Incutir em seus filhos a ideia de que eles são mais do que apenas carne e sangue, é algo sábio. Eles são feitos também de mente, coração, alma e desejo.

 

31. Estabilidade. Um lar estável é a fundação na qual as crianças são formadas para o resto de suas vidas. Elas precisam saber o lugar delas na família, em quem podem confiar, e com quem podem contar quando precisarem. Não fique mudando constantemente estas coisas.

 

32. Tempo. O presente do tempo é algo que não pode nunca ser retornado ou devolvido. Então pense com cuidado para quem (ou no que) você está oferecendo seu tempo.

 

33. Atenção exclusiva. Talvez este vídeo te ajudará: Disconnect to Connect (Desconecte para conectar).

 

34. Singularidade. O que nos faz ser diferente é o que nos faz ser especial. A singularidade não deve ser escondida, pelo contrário, ela deve ser mostrada com orgulho para que o mundo a veja, aprecie e desfrute.

 

35. Um lar acolhedor. Saber que você sempre pode voltar pra casa é uma das garantias mais doces e vitais que há no mundo. O seu lar tem soprado vida em seu filho?

 

É claro, nenhum destes presentes estão à venda nas lojas de departamento. Mas, esta que é a ideia!

 

Tradução: Ana Letícia Garcia

Texto original: 35 gifts your children will never forget

 

Please reload

Destaques

Inteligência emocional nas instituições de ensino: QUAL A IMPORTÂNCIA?

September 30, 2019

1/9
Please reload

Artigos Recentes

February 5, 2019

May 28, 2018