NEWSLETTER
FALE CONOSCO

Temos o maior prazer em atendê-lo.

 

  • Telefone: +55 (62) 3241-8600

 

SIGA-NOS

Estamos nas Redes Sociais

  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Aplicativo ISB
Interschool Brasil
Interschool Brasil

Formação Integral é estar Preparado para o Futuro

 

É comum nos perguntar o que nossas crianças e adolescentes de hoje serão no futuro. Tal questionamento muitas vezes gera angústia e ansiedade,afinal não temos controle sobre esse amanhã. Um amanhã cada vez mais diferente do mundo em que crescemos e vivenciamos. Então como garantir que essa criança ou adolescente chegue fortalecido para este incerto porvir?

 

Construir uma base fundamentada visando a formação integral com base nos pilares: capacidade intelectual, capacidade física, controle emocional e valores parece ser o ponto de partida para um desenvolvimento pleno. Afinal, somos seres humanos complexos e nosso desenvolvimento não se dá separadamente.

 

Em um mundo bombardeado diariamente com uma avalanche de informações  interligadas, os estudantes de hoje além de ter conhecimentos específicos precisarão absorver novos conhecimentos a partir de outros já assimilados.
Terão que conseguir abstrair e conviver em ambientes onde o fluxo de conhecimento acontece cada vez mais na transversal, mesmo quem vier a atuar em uma área ou função específica. Os conhecimentos se integrarão cada vez mais e uma visão holística será cada vez mais necessária. Portanto, preparar o cognitivo dos alunos hoje supera a reprodução de conteúdos, eles precisam construir novas conexões, colocar idéias e conhecimentos no papel e também para funcionar, aprender a argumentar e aprender a aprender continuamente.

 

O desenvolvimento físico, da primeira infância até a juventude, também necessita ser reforçado. É fundamental aproveitar este período para que os jovens tenham no futuro estruturas corporais capazes de sustentar as necessidades do seu dia a dia e de uma vida que será mais longeva de forma saudável e autônoma. Toda a capacidade intelectual desenvolvida precisará ser suportada por um sistema cardiovascular, musculatura e capacidade motora bem desenvolvidos.

 

Se preparar para o futuro vai além de cuidar da inteligência mental e do corpo, é preciso desenvolver também o equilíbrio emocional. As emoções se bem direcionadas podem oferecer sabedoria para relacionar-se com as pessoas, lidar com as frustrações,desenvolver capacidade de autocontrole e facilitar o processo de autoconhecimento, favorecendo assim a consciência de suas potencialidades, limites, do valor de cada erro e acerto e outros componentes emocionais que qualquer pessoa possui.

 

Os valores humanos geralmente representados pela ética e a moral,sempre foram importantes para a convivência e evolução humana. Entretanto, diante de tantas transformações e cada vez mais rápidas, percebemos que o processo, quase osmótico, de transferência desses códigos de uma geração para outra está ficando menos eficiente. Assim, reforçar o trabalho da família para favorecer a absorção dos valores humanos, durante a fase de formação das crianças e adolescentes, é algo que a escola pode e deve auxiliar.A escola não pode se limitar a ser exclusivamente um centro de transmissão de conhecimentos sistemáticos voltados tão somente ao desenvolvimento do aspecto cognitivo de seus alunos.

 

Portanto, independente da visão de futuro que possamos ter hoje, o legado mais valioso que podemos proporcionar para nossos filhos e alunos é o preparo para lidar com o mundo que está por vir com inteligência, vigor físico, controle emocional e valores a toda prova.

Please reload

Destaques

Inteligência emocional nas instituições de ensino: QUAL A IMPORTÂNCIA?

September 30, 2019

1/9
Please reload

Artigos Recentes

February 5, 2019

May 28, 2018