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Já passou pela experiência de pegar uma prova, ler as perguntas, reconhecer todas as palavras e descobrir que seu cérebro, de repente, parece estar em branco? Onde foram parar todas as informações? Qual foi o resultado de ter estudado – às vezes até tarde da noite? Se isso aconteceu com você, saiba que você foi uma vítima da transiência.

Em teoria, isso não deveria acontecer com nenhum aluno. Afinal, houve pelo menos três situações de exposição à matéria: a aula em que o conteúdo foi explicado, a tarefa referente a ele e o estudo. No entanto, será que isso é suficiente para afastar a transiência?

O que é transiência?

A transiência é uma experiência que acontece com todos. Na verdade, ela é uma espécie de curva do esquecimento – o caminho normal de uma memória que se perdeu com o correr do tempo. Isso acontece por um motivo: nosso cérebro não costuma deixar em lugar “visível” as informações que não são consideradas importantes. Se a informação foi considerada importante, ele deixa em destaque em sua mente. Se você disse a ele, através de seu comportamento, que aquilo não tinha importância, é como se ele guardasse em alguma gaveta, e você não conseguirá recuperar essa memória facilmente.

Algumas experiências mostram como é fácil esquecer uma informação e cair nas teias da transiência. Um grupo de pessoas foi orientado a ler o texto de um livro didático e, depois de alguns dias, tiveram que fazer provas a respeito do assunto. Os resultados foram desanimadores:

• 1 dia depois, as pessoas se lembravam de 54% das informações estudadas;
• 7 dias depois, lembravam-se de 35% do material estudado;
• 14 dias depois, lembravam-se de 21% do material estudado;
• 21 dias depois, eles se lembravam de 8% do material estudado.

Outras pesquisas mostraram resultados ainda piores: 14 dias depois, os estudantes tinham esquecido 90% das informações!

Se, em sua escola, existe uma semana de avaliações por mês, é muito provável que você faça a prova 21 dias depois da introdução da matéria. Portanto, se o seu cérebro não entendeu que a matéria é importante, você pode ser vítima da transiência.

Como dizer ao cérebro que a informação é importante?

Como você sabe, seu cérebro não “escolhe” o que é importante sozinho. Ele fará essa seleção de acordo com o que você faz com essa informação. Se você não usar essa informação, ele entenderá que ela não é importante. No cérebro, existe apenas uma regra: “Use ou perca!”

Como evitar a transiência:

Para não cair nas garras da transiência, siga estas dicas:

• Leia a matéria antes mesmo de o professor ensinar: Essa atitude faz com que a explicação do professor faça ainda mais sentido e desperte mais sua atenção. A aula do professor encontrará em sua mente um solo já preparado para o conhecimento criar raízes.

• Preste atenção durante a aula: Se você não direcionar sua atenção para o professor durante a explicação, seu cérebro entenderá que isso não é importante, e vai jogar essas informações na gaveta do esquecimento.

• Faça as tarefas solicitadas: Cada tarefa que você faz referente a um assunto é uma maneira de rever aquela matéria. Além disso, fazer os exercícios exige um processamento mais profundo que a leitura. Não desperdice essa oportunidade.

• Faça revisões da matéria: Mesmo sem ter tarefas sobre a matéria, revise. Isso faz com que o cérebro forme redes de longo prazo. Na semana em que a matéria foi explicada, revise várias vezes. Depois, revise uma vez por semana até chegar a data da prova.

• Recorde na véspera da prova: Depois de ter feito esse processo, é só relembrar os pontos principais da matéria na véspera da prova.

Siga essas dicas e tenha ótimos resultados!

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